Justificativa:
No cenário educacional atual, a integração de tecnologia e métodos inovadores é fundamental para promover um aprendizado mais eficaz e engajador. Nesse contexto, os jogos sérios têm se destacado como uma ferramenta poderosa para aprimorar a educação. O Lâmpada Mágica é uma iniciativa extensionista e inovadora do curso de Jogos Digitais da PUC Minas que visa explorar o potencial dos jogos como uma ferramenta de apoio pedagógico de alto impacto e de auxílio social. Este projeto propõe a criação e implementação de jogos sérios em ambientes educacionais públicos para promover o aprendizado interativo, crítico e envolvente.
Objetivos:
Promover o aprendizado significativo: O projeto busca criar jogos sérios que abordem conteúdos educacionais pensados por professores e educadores da sociedade que buscam tornar o conteúdo de suas aulas mais atraentes, incentivando os alunos a se envolverem ativamente na aprendizagem. Essa abordagem promove a retenção de informações e o desenvolvimento de habilidades críticas.
Desenvolver competências interdisciplinares: A nossa proposta é de que os jogos sérios desenvolvidos sejam projetados para abranger várias disciplinas, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Inclusão e acessibilidade: O projeto tem como objetivo criar jogos que sejam inclusivos, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, possam se beneficiar do uso dos projetos e trabalhos realizados.
Avaliação e aprimoramento contínuo: O proponente da ideia deverá descrever o projeto utilizando o modelo do PITCH disponibilizado nessa página e submeter para avaliação da nossa equipe por meio do formulário de cadastro do projeto. Com base nas informações apresentadas, os jogos serão projetados e aprimorados constantemente com o acompanhamento do proponente, para posteriormente serem entregues e implantados no ambiente educacional.
Metodologia:
Cronograma: O projeto será desenvolvido em várias etapas e com interação entre a sociedade e alunos.
Pesquisa e Desenvolvimento: A equipe de pesquisadores e desenvolvedores trabalhará em conjunto para projetar jogos sérios que atendam aos objetivos educacionais estabelecidos. Isso envolverá a criação de narrativas envolventes, mecânicas de jogo desafiadoras e elementos interativos.
Implementação em Sala de Aula: Os jogos sérios serão testados em ambientes educacionais reais, com o suporte de professores e alunos desenvolvedores do projeto. Os resultados da implementação serão avaliados e documentados.
Avaliação e Feedback: Os resultados das avaliações serão analisados, e o feedback dos alunos(usuários) e professores será coletado para fazer melhorias nos projetos.
Disseminação e Capacitação: O conhecimento adquirido por alunos(desenvolvedores) ao longo do projeto será compartilhado com a comunidade educacional por meio de workshops, palestras e recursos online. Professores serão capacitados para usar jogos sérios em suas práticas pedagógicas.
Resultados Esperados:
Acreditamos que o "Projeto Lâmpada Mágica" terá um impacto significativo na sociedade e na melhoria da educação. Alguns dos resultados esperados incluem:
- Aumento na motivação dos alunos para aprender.
- Maior interação entre os alunos do curso de Jogos Digitais e a sociedade.
- Melhoria na retenção de conhecimento.
- Nossos alunos terâo desenvolvimento de competências e habilidades, como resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico.
- Nossos alunos trabalharão com demandas reais e oportunidade de compreender diferentes necessidades educacionais.
- Compartilhamento de boas práticas e conhecimento sobre o uso de jogos sérios na educação.
Conclusão:
O "Projeto de Extensão Lâmpada Mágica" é uma iniciativa inovadora que visa transformar a maneira como aprendemos. Acreditamos que os jogos sérios podem ser uma ferramenta valiosa para promover modelos de aprendizado e interativo. Este projeto representa um compromisso com a melhoria da educação e o desenvolvimento de uma geração de alunos mais preparados para os desafios do século XXI. Juntos, podemos criar um ambiente de aprendizado envolvente e eficaz por meio da tecnologia e inovação.
Regras para participação
- O proponente(agente da sociedade) deverá preencher o PITCH de forma mais detalhada possível e estar disponível a realizar reuniões quinzenais com a equipe e coordenadores do projeto para alinhamento e acompanhar o processo de desenvolvimento.
- O projeto não poderá ser utilizado para objetivos de captação de recursos financeiros por nenhuma das partes.
- Cada proponente(agente da sociedade) poderá propor no máximo três projetos.
- Toda a parte de gamificação, conteúdos artísticos e desenvolvimento será realizado por alunos do curso de Jogos Digitais da PUC Minas e acompanhado por professores do curso.
- O proponente deverá possuir a infraestrutura para executar os jogos e deverá informar quais são a configurações desses computadores ou tablets a equipe de desenvolvimento do projeto.